terça-feira, 17 de agosto de 2010

O 1º dia na Tailândia

Finalmente!! Depois de um voô de 2 horas para Frankfurt e de 10 horas para Bangkok, chegamos ao aeroporto da cidade.
O bichinho em que fomos até Frankfurt.
De Frankfurt para Bangkok viajamos num Boeing 747 daqueles enormes e aí já foi mais interessante, serviram refeições a bordo, vimos filmes, dormimos, deu tempo para tudo.

Tudo correu bem no voô, excepto quando um italiano que estava sentado à nossa frente insistia em levantar-se para mostrar os abdominais ao amigo e ambos pareciam imensamente orgulhosos com isso.
À parte dessa aventura e do facto da comida do avião ser uma porcaria, o voô correu lindamente.

Chegamos a Bangkok 9000 Km e 10 horas depois e demos de caras com um aeroporto enorme e cheio de luzes. Para terem uma ideia terá mais ou menos 5 vezes o tamanho do aeroporto do Porto em termos de tamanho do edifício principal, em termos de pistas, hangares e armazéns, facilmente terá 20 vezes mais. É um edifício imponente, cheio de gente mas extremamente bem organizado.


A primeira coisa que reparamos é que há imensos funcionários no aeroporto, mais tarde confirmamos que é assim em todas as lojas e serviços. Chegamos a ver 10 funcionários numa secção de desporto de um grande supermercado, o Big C,  encostados sem fazerem nada excepto olharem para os estrangeiros esquisitos de olhos redondos (nós). É uma coisa inimaginável, como não estava habituado a ser o centro das atenções em Braga porque não tenho um decote ou beleza significativa, agora sinto-me terrivelmente mal quando ficam dezenas de pessoas a olharem para mim só porque tenho olhos redondos, barba e mais do 1,60 m.

Depois de chegarmos ao A.I.T. (Asian Institute of Technology), dirigimo-nos logo para o nosso futuro local de trabalho para conhecer as pessoas com quem vamos trabalhar e encontramos 3 alunos de Doutoramento do nosso orientador cá que nos ajudaram a procurar casa.
O laboratório onde irei trabalhar fica no fundo desta rua.
Como chegamos tarde para o concurso de atribuição de residência, todas as boas residências e quartos individuais já estavam ocupados. Por bom, entenda-se com ar condicionado e sem estar tudo partido.
Aqui ter ar condicionado significa não ter bichos no quarto e acreditem que quando se diz que são muitos, são mesmo muitos, maiores do que na Europa e muito mais agressivos, mesmo quando se usa repelente.
Escusado será dizer que já estou todo picado por mosquitos e farto de ver osgas, gafanhotos, sapos e até o Bob e os seus filhotes que são lagartos de estimação do AIT e vivem nos lagos e esgotos do mesmo.
Aqui está o bicho:
Bob Junior
De qualquer forma como ficámos sem residências decentes decidimos pedir a ver se nos arranjavam os contactos de algumas residências fora da Universidade. Uma aluna de PhD teve a bondade de nos levar a dar uma volta e mostrar-nos umas residências mas como não somos muito esquisitos ficámos logo na primeira. Fica a 1Km do AIT, mesmo ao lado da Thammassat University que também faz parte do mesmo Campus Universitário.
Tem tudo o que um ocidental possa querer (e normalmente os ocidentais aqui querem algo mais que os locais) no que toca a condições para viver. Apesar de ser um bocado cara é muito fixe, temos transporte para a Universidade por 0,25€, lavandaria, restaurante, internet Wi-Fi, TV por cabo e mais importante ar condicionado. Por enquanto estou a viver sozinho mas brevemente ir-me-ei mudar para um loft que dá para 2 pessoas porque assim consigo pagar menos. Neste momento pago um pouco mais que 200€ por mês.




A vista da varanda, para a Jozu Residence em frente.

De alojamento ficou tudo tratado rapidamente e acho que não vou mudar. É demasiado confortável para fugir.

Quando se chega a uma cidade no outro lado do mundo qualquer pequena coisa salta à vista e dá-se logo pela diferença relativamente àquilo a que se está habituado. Uma coisa fantástica que reparei é que os táxis são todos de cores garridas e incomuns na Europa (que eu saiba).

Este nem tem aileron, nem saias laterais, nem tão pouco néons, como muitos outros tem.

Uma coisa boa acerca das Universidades Tailandesas é que espaço para construir não falta. Há estradas alcatroadas a percorrer todo o campus Universitário devidamente arranjadas, tal como se fossem estradas normais. E para além disto tudo, convivem bem com a natureza, prova disso é que não expulsam os animais que aqui vivem, nem sequer matam os mosquitos. Aliás consideram isso uma ofensa!
Esta é a fachada de um edifício da Thammassat University.

Este é o café que costumo tomar todos os dias, é tipo um Starbucks só que mais pequeno. Deve ter cerca de 50m2 de área total e tem 4 funcionárias.

Uma folha ....
Esta é a minha meia-de-leite. Espectáculo!


E este é um bife à moda tailandesa, já cortado e de carne extremamente tenra.

E por fim, este é o restaurante onde almocei e jantei já 2 vezes, em que uma refeição custa 5€ em média e que tem uma vista fabulosa para um lago e para um campo de golfe e ainda tem karaoke.



Digam lá que não é espectacular?


Da próxima vez eu mostro como é a piscina do hotel, que é grátis e tem água a 35ºC e na qual se toma banho enquanto chove torrencialmente, mas isso é outra história .....


Lā k̀xn


Luís

6 comentários:

  1. Sim, sim, é tudo muito bonito, mas eu tenho é saudades tuas!!! E mai nada!!!
    Nunca mais é Janeiro!

    ResponderEliminar
  2. Mãe diz:
    Tas lixado pah!Cadê a frutinha descascadinha?
    Temos Saudades!!!

    Pai diz:
    O teu voo parou em Kuala lumpur ou não?

    Isa diz:
    oh toné! ja ouviste dos meus gatinhos? acharam um novo lar...;)Traz o Bob pa morar com eles... vao ser todos mto felizes!
    Jinhos aos lagartinhos :)

    Raquel diz:
    O teu quartinho transformou-se no meu novo escritorio... a isa quer la por os gatinhos a viver.
    A tua beleza exótica deixa-os tontos!
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. perguntaste ao menos de que eram os bifes?

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Bife de lagarto obviamente.
    Primo, ontem vi de tudo. Os tailandeses estão-se borrifando para o que pensas deles, é só amigos gays a passear com as amigas, gays, travestis e alguns simplesmente confusos, LOL.
    Depois vou por aqui um vídeo de uma viagem de tuk-tuk, assustador!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Só respondes ao comentário do Primo??? Deixa-te andar! "Ades cá bir"!!!
    Nunca mais é Janeiro!!!

    ResponderEliminar
  6. Hei-de ir aí e é já em Janeiro! E se te quiseres vingar em mim estás à vontade. :P

    ResponderEliminar